Se comprar muitos títulos diferentes será difícil acompanhar a sua carteira, e muito mais difícil se por acaso tiver um emprego a tempo inteiro. Se comprar muitas empresas, diz-se que está a «diversificar» para que o risco seja menor. Se um título cai inesperadamente será «suportado» pelos restantes.
Se comprar uma, duas ou três empresas diz-se que está a «concentrar». Warren Buffet, um dos maiores investidores do mundo, critica muito a diversificação dizendo que, se fazemos isso, é porque não temos conhecimentos suficientes para escolher as melhores empresas. Ou seja, a diversificação é vista como uma tentativa de nos protegermos contra a nossa própria estupidez!
Parece ter lógica. Os maiores investidores possuem meios de análise superior e concentram os seus investimentos nas melhores empresas. Se diversificarem, estão a comprar empresas piores e isso não faz sentido. Contudo, estudar sistematicamente o mercado faz com que tenhamos cada vez mais poder de análise.
As acções que comprar irão constituir a sua «carteira de investimento» ou «portfolio de títulos». É uma grande arte conseguir gerir essa carteira de acções. Deve analisar o mercado para saber se vale a pena ter toda a sua conta de investimento aplicada em acções ou se deve manter uma exposição mais fraca ao mercado. É que também faz parte da estratégia não ter títulos nenhuns em carteira.
Há um problema que pode invalidar qualquer método de investimento: decisões menos boas que prendem o capital durante demasiado tempo enquanto surgem outras oportunidades. A questão é saber o que constitui uma boa oportunidade, por isso é preciso aprender a seleccionar bem as empresas.
Mas, como veremos mais adiante, há algo de sinistro na popular ideia da diversificação.
Encontre facilmente o procura no Vencer na Bolsa - digite palavra(s) chave(s):
Quantas empresas-acções devo comprar ?
|
This entry was posted on 15:30
You can follow any responses to this entry through
the RSS 2.0 feed.
You can leave a response,
or trackback from your own site.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário