Encontre facilmente o procura no Vencer na Bolsa - digite palavra(s) chave(s):





Quantas empresas-acções devo comprar ?

|

Se comprar muitos títulos diferentes será difícil acompanhar a sua carteira, e muito mais difícil se por acaso tiver um emprego a tempo inteiro. Se comprar muitas empresas, diz-se que está a «diversificar» para que o risco seja menor. Se um título cai inesperadamente será «suportado» pelos restantes.

Se comprar uma, duas ou três empresas diz-se que está a «concentrar». Warren Buffet, um dos maiores investidores do mundo, critica muito a diversificação dizendo que, se fazemos isso, é porque não temos conhecimentos suficientes para escolher as melhores empresas. Ou seja, a diversificação é vista como uma tentativa de nos protegermos contra a nossa própria estupidez!

Parece ter lógica. Os maiores investidores possuem meios de análise superior e concentram os seus investimentos nas melhores empresas. Se diversificarem, estão a comprar empresas piores e isso não faz sentido. Contudo, estudar sistematicamente o mercado faz com que tenhamos cada vez mais poder de análise.

As acções que comprar irão constituir a sua «carteira de investimento» ou «portfolio de títulos». É uma grande arte conseguir gerir essa carteira de acções. Deve analisar o mercado para saber se vale a pena ter toda a sua conta de investimento aplicada em acções ou se deve manter uma exposição mais fraca ao mercado. É que também faz parte da estratégia não ter títulos nenhuns em carteira.

Há um problema que pode invalidar qualquer método de investimento: decisões menos boas que prendem o capital durante demasiado tempo enquanto surgem outras oportunidades. A questão é saber o que constitui uma boa oportunidade, por isso é preciso aprender a seleccionar bem as empresas.

Mas, como veremos mais adiante, há algo de sinistro na popular ideia da diversificação.

0 comentários:

A não perder:

Encontre facilmente o procura no seu Vencer na Bolsa - (digite a(s) palavra(s) chave):

O nosso banner (120x60):

Vencer na bolsa - Aprenda a investir e a vencer na bolsa como um profissional

Parceiro VIP:


Utilnet = Utilidades, dicas e truques, vídeos, video-aulas, fotos, programas grátis, downloads, celular,  widgets, antivírus, etc.

"Selos"