Encontre facilmente o procura no Vencer na Bolsa - digite palavra(s) chave(s):





O mercado tem uma vida própria

|

Num mercado em início de vida, as cotações estão geralmente muito baixas. Diz-se que as empresas estão em desconto. Depois começam a subir pouco a pouco. São dias mais ou menos calmos. As notícias dos canais especializados começam a anunciar subidas todas as semanas. As percentagens de subida num só dia são apetecíveis: 2.5%, 1.4%, 3.29%, 0.46%. Se as cotações sobem durante semanas a fio depois de meses e meses a cair, podemos esperar que já estamos em pleno mercado em subida.

Para conseguir ganhar na Bolsa temos que descobrir, a cada momento, qual é o tempo ideal para manter as acções em nossa posse. Há quem prefira ganhar esperando anos e há quem arranje métodos para manter as acções durante poucos dias. Para saber isso temos que analisar as flutuações dos títulos. Se o mercado estiver a subir bem, podemos mantê-las mais dias, semanas ou meses. Se o mercado não está claramente a subir, as nossas expectativas devem adaptar-se para comprar em quedas temporárias e tomar lucros menores e mais rapidamente.

Existe uma «vida do mercado» mais ou menos assim:

1. Um forte medo faz com que as pessoas vendam a qualquer preço. Isso faz com que os preços caiam. O facto do preço cair alimenta o ciclo do medo, trazendo mais medo e a vontade de vender aos preços oferecido pelos compradores do momento. As notícias nos órgãos de comunicação social começam a ser terríveis. A queda provavelmente acelera ainda mais.

2. Os preços começam a ficar absurdamente baixos, ou seja, o medo faz os títulos descerem de tal forma que as empresas têm as suas acções em desconto claro. Entretanto, a queda começa a tornar-se ligeira ou pára abruptamente. É nesta fase que o medo dá lugar ao pessimismo e à resignação.

3. Os preços vagueiam lateralmente, e as empresas são ignoradas por vendedores desiludidos e compradores de mais curto prazo que também acabaram por vender e se juntaram a esse grupo.

4. Os investidores que acompanham as empresas e sabem que estas possuem um perfil de saúde financeira, inovação, gestão capaz, etc. decidem agir, aguardando a próxima subida geral do mercado. Compram no fim do medo e antes de iniciar o processo de avareza que faz os títulos voltarem a subir. As empresas podem ser ignoradas durante algum tempo, mas essa é a altura de comprar.

5. Renova-se o ciclo da avareza. Quanto mais se compra, mais os preços sobem, mais se compra e o próprio grau de subida se intensifica. Os preços sobem tanto que às vezes parecem querer subir na vertical. Quanto mais se aproxima o fim da subida, mais perigoso é deter títulos. Isto porque começa a funcionar o que podemos traduzir como o jogo do «maior tolo»: há sempre um investidor mais tolo que compra demasiado caro para vender a um tolo ainda maior por um preço mais alto.


Esta descrição em cinco pontos aplica-se ainda a situações em que existe uma queda técnica de preço de um título sem nenhuma razão fundamental. Por vezes os analistas reagem mal e provocam quedas temporárias, que começam a recuperar poucos dias depois.

0 comentários:

A não perder:

Encontre facilmente o procura no seu Vencer na Bolsa - (digite a(s) palavra(s) chave):

O nosso banner (120x60):

Vencer na bolsa - Aprenda a investir e a vencer na bolsa como um profissional

Parceiro VIP:


Utilnet = Utilidades, dicas e truques, vídeos, video-aulas, fotos, programas grátis, downloads, celular,  widgets, antivírus, etc.

"Selos"