Em geral, as acções são muito influenciadas por actualizações dos indicadores económicos como a taxa de inflação, a taxa de juro, o preço do petróleo, as taxas de câmbio e os indicadores de emprego.
Algumas vezes os efeitos fazem-se sentir no mercado durante apenas um dia, outras vezes o mercado vê-se afectado no eixo da sua tendência. Depois, cada sector da indústria sofre influências mais fortes ou mais fracas destes ou de outros indicadores. Por exemplo, a aviação comercial é muito afectada pelo preço do combustível. Daí que seja importante conhecer bem as empresas, independentemente do tipo ou estilo de análise que fazemos.
Em terceiro lugar, os resultados trimestrais e anuais das empresas têm grande influência no seu desempenho em Bolsa. Não é garantido que bons resultados de contas façam a cotação subir. Por vezes fazem-na descer.
Em quarto lugar, novidades boas ou más sobre produtos e serviços disponibilizados por uma empresa podem influenciar drasticamente o seu valor de curto prazo. Escândalos financeiros ou processos em tribunal por parte de outras empresas ou consumidores pode fazer descer muito a cotação. Isto pode constituir uma oportunidade para comprar se a empresa for boa. As grandes farmacêuticas são especialmente sensíveis a escândalos que envolvem os seus produtos.
Algumas políticas governamentais podem afectar positivamente ou negativamente as acções. Por exemplo, a segunda vitória de George W. Bush em 2004 foi bem recebida pela indústria farmacêutica, dado que havia indicações concretas de que a política do candidato ia beneficiar esta indústria. Curiosamente, acontecimentos drásticos como furacões ou atentados terroristas como o «11 de Setembro» não afectam a Bolsa de forma consistente ou permanente como seria de esperar. Podem provocar oscilações bruscas, mas que corrigem em pouco tempo.
Encontre facilmente o procura no Vencer na Bolsa - digite palavra(s) chave(s):
O que faz mexer o mercado?
|
This entry was posted on 21:38
You can follow any responses to this entry through
the RSS 2.0 feed.
You can leave a response,
or trackback from your own site.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário