Há pessoas que constituem excelentes «arquivos de desculpas».
Tudo o que lhes acontece é culpa do mercado, ou do Governo, ou da família, ou do cônjuge, ou da entidade patronal, ou de vizinhos, ou de terroristas internacionais ou mesmo de criaturas sobrenaturais.
Mas nunca reconhecem o efeito das suas decisões e acções, por isso também nunca poderão aprender.
Esta será talvez, junto com a disciplina, a característica mais importante que poderemos ter na Bolsa: assumir que os nossos resultados são única e exclusivamente fruto das nossas acções e que, se tivesse-mos feito as coisas de outra forma então os resultados seriam necessariamente diferentes. É saber ligar as nossas decisões às nossas acções, e as nossas acções aos respectivos efeitos que constitui a prática de investir na Bolsa. É um processo lento de aprendizagem.
Por isso, o princípio de tudo é saber que o mercado tem sempre razão.
Os investidores experientes sabem ler a "carta marítima" do mercado e ficam em terra quando é para ficar em terra, partindo na altura certa e regressando em tempo útil.
As suas viagens podem demorar um, dois, quatro ou sete meses, mudando de barcos várias vezes - o tempo varia sempre, mas os instrumentos de medição indicam quando é altura de voltar.
Encontre facilmente o procura no Vencer na Bolsa - digite palavra(s) chave(s):
O mercado tem sempre razão
|
This entry was posted on 20:18
You can follow any responses to this entry through
the RSS 2.0 feed.
You can leave a response,
or trackback from your own site.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário