O pensamento contrário consiste em detectar oportunidades quando a grande maioria têm medo ou está desiludida.
É fechar as nossas posições em carteira enquanto a multidão está absurdamente eufórica com as grandes subidas.
O pensamento contrário não é fazer tudo ao contrário, mas ter perspectiva crítica e usá-la a partir da nossa percepção do estado do mercado.
Serve para agir quando a multidão faz algo de exagerado, seja no sentido do absurdo, impulsividade, medo, euforia, etc.
O nosso comportamento em multidão é pouco esperto.
É natural na condição humana ceder para agradar a quem nos rodeia.
Os investidores profissionais sabem usar o pensamento contrário e especializam-se em fenómenos de mercado bem definidos.
Ficam sintonizados em determinados comprimentos de onda que alertam sobre oportunidades excelentes. Isto acontece porque a aprendizagem na experiência aumenta a inteligência. A inteligência consiste muito na capacidade de separar, por isso o que anteriormente viamos como «tudo a mesma coisa» passa a ser claramente distinto. A experiência dá-nos sensibilidade para detectar padrões em fenómenos que anteriormente pareciam fruto do acaso. É começar a ver coisas que anteriormente não viamos, embora estivessem bem à nossa frente.
Poderá identificar o comportamento da multidão observando e avaliando a carga emocional das notícias que surgem sobre o mercado de acções: notará que, antes do mercado iniciar uma subida milionária, todos, incluindo amigos e colegas, canais de televisão, semanários económicos, estão a dizer coisas muito negativas dia após dia, semana após semana. Pensamento contrário é também perceber que comunicar é sobretudo influenciar. Nenhum interveniente na cadeia de informação jornalística é imparcial e a informação que nos chega foi criteriosamente seleccionada em função de naturais interesses comerciais e financeiros.
Muitas notícias, quando dizem coisas como «Acções das tecnológicas sobem 50%», referem-se a realidades inúteis para o investidor profissional, porque reportam-se a meses e meses no passado, não sendo obviamente possível voltar ao passado para ganhar esses 50%.
O pensamento contrário também significa ter presente que as estratégias e métodos usados por 90% dos investidores podem estar errados ou falham em algum ponto, dado que a grande maioria, se não perde, pelo menos não consegue ir muito longe na Bolsa.
Encontre facilmente o procura no Vencer na Bolsa - digite palavra(s) chave(s):
«O pensamento contrário»
|
This entry was posted on 15:02
You can follow any responses to this entry through
the RSS 2.0 feed.
You can leave a response,
or trackback from your own site.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário