Encontre facilmente o procura no Vencer na Bolsa - digite palavra(s) chave(s):





A procura da liberdade financeira

|

A procura da liberdade financeira é o motivo que leva muitos a querer investir em acções. No mundo da Bolsa não existem patrões nem empregados. Não há horários inoportunos, salas barulhentas ou dinheiro parado. É uma oportunidade para começar a desenvolver mais controlo sobre a sua vida financeira. Com esforço e dedicação, a liberdade financeira é um sonho possível de realizar.

Mas o conhecimento sobre o funcionamento da Bolsa não traz benefícios apenas na lógica do investimento. Também aprendemos sobre nós próprios, as nossas qualidades e defeitos, e sobre a forma como funcionam as outras pessoas quando são confrontadas com variadas situações. A nossa capacidade de análise dos fenómenos psicológicos, sociais e financeiros é reforçada e pode ser aplicada a outros quadrantes da vida.

Uma das coisas mais fabulosas do mundo da Bolsa é termos sempre a oportunidade para colocar as nossas ideias em prática. Podemos assim medir os resultados das nossas ideias e progredir no conhecimento pelo nosso próprio caminho.

Ao contrário de muitas empresas e instituições, onde a responsabilidade por vezes é negada e lançada para os colegas, elementos superiores ou entidades de fora, as pessoas que investem na Bolsa assumem totalmente os seus resultados. Qualquer erro que possam cometer é utilizado para atingir novos conhecimentos e assim evoluir.

Os investidores não gostam de ter dinheiro. Procuram sistematicamente a forma de o trocar por activos (bens que geram rendimento). Compram imóveis, desenvolvem negócios ou investem na Bolsa para que a sua riqueza não seja devorada pela inflação e se possa multiplicar com o tempo.

E o dinheiro, por si, nada vale, dado que tudo é relativo ao esforço para o conseguir e à forma como é depois gasto. O que as pessoas procuram é sobretudo a segurança, a liberdade e o bem-estar.

Há pessoas que ganham a vida na Bolsa. É certo que poucas o fazem a tempo inteiro, mas muitas usam a Bolsa como complemento de aplicação financeira dado que os bancos, em determinados períodos, oferecem juros muito baixos. Muitas vezes, a situação da economia é má para outros tipos de investimento e boa para investir na Bolsa.

Ao aprendermos a investir na Bolsa, a possibilidade de nos libertarmos financeiramente é cada vez maior com o passar do tempo porque a nossa experiência na área financeira melhora de dia para dia.

O tempo é o bem mais precioso que temos e, com a idade, torna-se mais escasso. É assim preciso dedicação à aprendizagem para obter bons resultados na Bolsa. Mas não é preciso necessariamente saber matemática ou ter experiência de gestão de empresas ou contabilidade.

Os investidores individuais têm um potencial maior do que os investidores institucionais. Negoceiam quantidades mais pequenas, são ágeis e invisíveis quando actuam, podem definir livremente as suas estratégias e não têm que prestar contas. Os melhores podem tornar-se investidores profissionais e eventualmente deixar o seu emprego antigo.

Para isso é preciso aprender e os resultados não chegam de imediato. Os investidores individuais dedicam os seu tempo à leitura dos mercados e à concretização e avaliação das suas ideias.

Embora seja boa ideia recorrer a consultores financeiros e fiscais de qualidade, também é natural que os investidores mais ambiciosos e sérios assumam controlo total sobre a gestão dos seus activos financeiros.
AMR

1 comentários:

utilnet disse...

Oi,
Gostei imenso deste artigo por tal foi "publicado" no Utilnet, veja aqui:

http://utilnet.blogspot.com/2009/05/vencer-na-bolsa-aprovado-pelo-utilnet.html

Abraço,
Miguel (Utilnet)

A não perder:

Encontre facilmente o procura no seu Vencer na Bolsa - (digite a(s) palavra(s) chave):

O nosso banner (120x60):

Vencer na bolsa - Aprenda a investir e a vencer na bolsa como um profissional

Parceiro VIP:


Utilnet = Utilidades, dicas e truques, vídeos, video-aulas, fotos, programas grátis, downloads, celular,  widgets, antivírus, etc.

"Selos"