Encontre facilmente o procura no Vencer na Bolsa - digite palavra(s) chave(s):





Exemplos de Métodos (parte 2)

|

(... continuação da parte 1)

Sistema de Swing de 4%

Em 1986, Martin Zweig divulgou um sistema simples.
Consiste em comprar quando o preço sobe 4% depois de ter atingido o fundo e vender quando o preço desce 4% depois de ter atingido o topo.
O sistema é bastante resistente, mas falta-lhe capacidade de adaptação a condições em constante mudança, podendo ser repensado para funcionar conforme o grau de volatilidade do mercado ou do título em análise.


Medir o grau de especulação
As empresas pequenas e baratas são as preferidas pelos investidores técnicos de muito curto prazo.
Você poderá criar um método que compara as variações de cotação de duas listas de títulos:
- uma delas contém títulos muito baratos e voláteis,
- a outra contém títulos caros de grandes empresas.
Se desenhar um gráfico com duas linhas que representem cada lista, poderá facilmente descobrir que a linha das empresas baratas fornece pistas importantes para a compra de títulos de qualidade.

Detectar picos de preço
Não é muito difícil determinar o momento em que os preços atingem um pico de curto, médio ou longo prazo, criando assim uma oportunidade de venda. Martin J. Pring e outros chegaram à conclusão de que o aumento forte de volume antecede consistentemente um pico no preço dos títulos. Observando informalmente uma linha de preço vemos que esta sobe cada vez mais em direcção à verticalidade, tornando-se evidente que nunca poderia continuar nessa direcção, ao mesmo tempo que o volume também mostra exagerada força.


Conhecer possíveis incidentes
Na análise de uma empresa, uma estratégia possível é contemplar uma lista de riscos, incidentes ou tudo o que pode fazer cair o preço.
Não é tanto para tentar reagir rapidamente após notícias inesperadas, mas para ter consciência das nossas probabilidades.
Se necessitamos de vender um dos títulos da nossa carteira para tomar uma oportunidade melhor, saber medir os riscos de cada negócio e conjugá-los com a situação do mercado é melhor do que fazer transacções por impulso.


Propagação de reacções
Esta ideia diz-nos que, num mercado que começa a recuperar depois de muito tempo em queda, os títulos que iniciam subida não o fazem todos ao mesmo tempo, embora o comportamento na subida seja relativamente semelhante.
Se partirmos do princípio de que há um espaço de tempo entre os primeiros títulos que iniciam subida e os restantes que sobem mais tarde, pode-se dizer que poderemos em dias seguintes acompanhar um efeito de propagação de reacções que afectam esses títulos mais atrasados.
As nossas análises já devem ter feito uma triagem de empresas para escolher as melhores posicionadas.


A «Condição Primária»
A condição primária é um método muito básico que nos diz quando devemos estar dentro do mercado e quando devemos ficar fora do mercado.

O cálculo é simples e pode ser assim:
- tomando um índice muito representativo do mercado como o Nasdaq Composite, tomamos três leituras: i0 é o valor de hoje, i5 é o valor há 5 sessões atrás e i40 é o valor há 40 sessões atrás.
Se i0 for maior que i5 e i5 for maior que i40, então o mercado está em subida e a condição primária manifesta-se.

Outra alternativa é traçar uma média móvel de 50 dias sobre um gráfico do índice NASDAQ, sendo a entrada no mercado feita logo que a linha do NASDAQ cruze a média de baixo para cima e a saída logo que a mesma caia para baixo da linha de média.

Vendas programadas
Há investidores que, antecipando uma possível queda em títulos que detêm, utilizam um método que consiste em vender (automaticamente ou não) um determinado título no caso deste cair até um valor ou percentagem fixa abaixo do preço de compra (8% ou 10% são percentagens populares).
-Aqui é necessário avaliar se este método poderá estar a ser usado por preguiça, falta de estratégia, medo, falta de acompanhamento do mercado, etc.
-Há condições no mercado em que é possível ver quedas temporárias que, num mercado em subida, corrigem facilmente para cima. Este método falha bastante porque a volatilidade de mercado é muito variável. Poderemos, sem notar, estar a usá-lo para nos protegermos da nossa própria incerteza.

0 comentários:

A não perder:

Encontre facilmente o procura no seu Vencer na Bolsa - (digite a(s) palavra(s) chave):

O nosso banner (120x60):

Vencer na bolsa - Aprenda a investir e a vencer na bolsa como um profissional

Parceiro VIP:


Utilnet = Utilidades, dicas e truques, vídeos, video-aulas, fotos, programas grátis, downloads, celular,  widgets, antivírus, etc.

"Selos"