Ficam lgumas ideias para a construção de métodos que integrem a nossa estratégia de investimento.
Abertura da janela de oportunidade
Esperar até que o mercado comece a subir é importante.
Isso pode significar ver registos de semanas inteiras de subida geral das cotações, após uma queda prolongada de vários meses.
Isto relaciona-se com a ideia de nunca ir contra o mercado.
Por vezes, após grandes subidas, o mercado começa a cair e subitamente os títulos parecem muito baratos. Mas não é essa a altura de comprar.
Detecção de diferencial de valor
Uma possível técnica é detectar qual é o grau de afastamento de um determinado título face a uma linha de mercado. Durante algum tempo, o título desce mais do que o mercado, afastando-se e aumentando uma situação de diferencial. A partir de certo momento, começa a convergir com o mercado, passando para cima deste, onde faz o mesmo efeito, mas ao contrário.
Detecção do fluxo de dinheiro
Há alturas em que as pessoas apostam mais em acções, procurando-as no mercado. Isso faz subir os preços.
Noutras alturas, o medo faz com que as pessoas as vendam e procurem investimentos alternativos.
Uma técnica possível é conseguir saber se o dinheiro está a entrar na Bolsa ou está a sair para outros mercados (imobiliário, obrigações, depósitos bancários, empresas fora do mercado, etc.)
Volume como indicador de força
O volume, ou quantidade de títulos transaccionada, é um poderoso indicador do comportamento do mercado. As subidas e as descidas são fortes na proporção do seu volume.
Diz-se que o volume dá força à direcção da linha de preço. Se o preço começa a descer ao mesmo tempo que o volume transaccionado desce também, isso significa falta de força na descida e, pesando outras variáveis, pode significar que o título está a ganhar força para subir.
Se um título começa a subir e a sua linha está cada vez mais na vertical, acompanhada por volume muito forte ou crescente, isso também pode significar excesso de força e ser um sinal urgente de venda, dado que subidas demasiado fortes são acompanhadas por correcções (descidas) também bastante fortes.
Se o título não desce e o seu volume num determinado dia é muito mais fraco do que uma média do volume de, por exemplo, dois meses, isso pode indicar que o título vai disparar para cima passados um, dois ou três dias se o mercado geral não estiver a descer.
A volatilidade
As cotações podem oscilar muito ou pouco.
A volatilidade é o grau de variação, para cima ou para baixo, das cotações, sendo muito importante para saber em que direcção vai o mercado.
Num mercado instável existe muita volatilidade e os títulos sobem ou descem muito num determinado período de tempo de análise, como um dia.
Em baixa volatilidade, as linhas de preço são mais suaves e os títulos parecem mais calmos.
Quando a volatilidade está muito alta ou forma picos temporários, o que se segue normalmente é uma subida de preço à medida que a volatilidade vai baixando. Quando esta começa a subir é normal que os títulos comecem a cair.
As Bandas de Bollinger
John Bollinger criou um indicador que desenha duas linhas: uma por cima da linha do preço, outra por baixo da linha do preço. Quando estas duas linhas apertam em direcção ao preço, é frequente a tendência do preço sofrer alterações significativas.
Índice de detecção de tendência
M. H. Pee criou um índice interessante chamado Trend Detection Index. Trata-se de uma linha que muda de direcção quando o mercado muda de direcção, ajudando a definir os nossas entradas e saídas do mercado.
(continua na parte 2...)
Encontre facilmente o procura no Vencer na Bolsa - digite palavra(s) chave(s):
Exemplos de Métodos (parte 1)
|
This entry was posted on 20:49
You can follow any responses to this entry through
the RSS 2.0 feed.
You can leave a response,
or trackback from your own site.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário