Encontre facilmente o procura no Vencer na Bolsa - digite palavra(s) chave(s):





Os métodos funcionam sempre?

|

Chamamos aqui de métodos a várias formas de análise sistemática (repetitiva), que podem recorrer a linhas de indicadores ou de osciladores (indicadores cujo valor oscila à volta de zero) e outros mais subjectivos.

A durabilidade dos métodos quanto à sua eficácia é discutível. Há investidores que criam os seus próprios métodos e os guardam secretamente com medo de que a sua descoberta pública os faça perder eficácia.
A lógica é que, se muitos utilizarem o seu método, o mercado sofre alterações que destroem a eficácia do mesmo. Os intervenientes passam assim a tentar antecipar no tempo as condições em que o método actua, fazendo o preço subir e impedindo os restantes utilizadores de comprar a tempo.

Outros investidores divulgam abertamente todas as metodologias que usam na sua actividade. De qualquer forma, é de supor que o mercado é um mecanismo muito complexo de expectativas que cria modas e hábitos mais consistentes ou menos consistentes quanto à sua durabilidade.
Os primeiros a detectar esses hábitos estarão melhor posicionados para beneficiar deles.

É de esperar que um bom método funcione anos seguídos ou mesmo para sempre, enquanto que outros, baseados em modas passageiras, acabem por desaparecer quando muitos começam a usá-lo por longos períodos. Diz-se também que os melhores métodos são aqueles que sempre funcionaram, embora também estejam sujeitos a deixar de o fazer assim que sejam muito conhecidos.

Outros, tão básicos como a simples leitura da evolução do preço relativamente ao seu volume, parecem resistir ao tempo.

Há também a ideia de que cada método funciona em determinados períodos de tempo e noutros não, sendo necessário aprender em que alturas do mercado funcionam. Por exemplo, é sabido que as médias móveis funcionam em mercados de tendências mais longas e falham muito quando o preço oscila mais rapidamente. Com os osciladores como o Estocástico passa-se o contrário.

Steve Lescarbeau, um especialista que faz 70% ao ano, repara: «É interessante notar que os sistemas que usei durante alguns anos já não estão a funcionar muito bem. De uma ou outra forma eu tenho vindo a mudá-los, por isso geralmente uso os melhores sistemas». Steve acrescenta que se considera um «reactor» de mercado, ou seja, que não faz prognósticos de mercado mas focaliza-se em saber reagir. Considera que, quando alguém descobre um sistema lucrativo não o deve divulgar a ninguém mas tentar aproveitá-lo, dado que irá deixar de funcionar no futuro. (SCHWAGER, Jack D. - The New Market Wizards - Conversations with America's Top Traders. Nova Iorque, Harper Business, 2003, p. 190)

Qualquer método excelente para fazer dinheiro na Bolsa apenas subsiste se existir disciplina da nossa parte, caso contrário é irrelevante se temos ou não um bom método.

0 comentários:

A não perder:

Encontre facilmente o procura no seu Vencer na Bolsa - (digite a(s) palavra(s) chave):

O nosso banner (120x60):

Vencer na bolsa - Aprenda a investir e a vencer na bolsa como um profissional

Parceiro VIP:


Utilnet = Utilidades, dicas e truques, vídeos, video-aulas, fotos, programas grátis, downloads, celular,  widgets, antivírus, etc.

"Selos"