Encontre facilmente o procura no Vencer na Bolsa - digite palavra(s) chave(s):





" Lista de Observação" - Empresas e/ou Indices

|

Esta questão é muito relativa ao método que usamos a cada momento. Existem métodos que se concentram em analisar fenómenos típicos de um título que em nada se relacionam com o mercado, por exemplo, um súbito processo em tribunal que faz descer abruptamente a cotação de apenas uma empresa cotada. Existem outros que procuram dar sinal de compra quando o mercado está baixo e determinar quando é que o mercado atinge o topo.

Uma estratégia boa é conhecer muito bem as empresas e depois aguardar pacientemente a altura certa para as comprar. Os índices representam o mercado em geral e são muito úteis dado que podem determinar alturas em que é seguro entrar no mercado. Se entrar no mercado comprando títulos de empresas que conhece muito bem, as hipóteses são ainda maiores.

Diz-se que na Bolsa não compramos o mercado, mas acções de empresas específicas. É verdade, mas se o mercado estiver a cair, três em cada quatro empresas estarão a cair, o que diminui a nossa probabilidade de acertar. O inverso também acontece: num mercado em plena subida, 75% dos títulos sobe e quase poderíamos escolhê-los sem pensar!

É preciso ver também que, dar demasiada atenção aos índices pode diminuir a nossa capacidade de avaliar empresas, dado que acabamos por ver apenas «médias» que escondem oportunidades importantes.


A sua estratégia poderá incluir objectivos como:

1. Conhecer profundamente um determinado número de empresas para acompanhar futuramente. O número de empresas pode ser tão poucas como cem ou tantas como dez mil;

2. Analisar o mercado para saber se vale a pena fazer análises específicas de cada empresa; em caso de dúvida sobre a direcção do mercado, esperar mais um ou dois dias;

3. Esperar por sinais que se manifestem e que alertem para a necessidade de ver a situação de determinada empresa;

4. Antes de comprar, acompanhar a primeira hora da sessão, ou acompanhá-la até à hora de almoço, para deixar que as ordens acumuladas se processem e se perceba em que direcção o título está a seguir;

5. Verificar em que direcção o título segue para aproveitar a última hora da sessão ou vender antes dos investidores intradiários;

6. Monitorizar uma lista fixa de empresas atribuindo a cada uma pontuação quanto ao grau de inovação, resultados contabilísticos, solidez do negócio e outros parâmetros considerados importantes. Esta lista serve como base para uma pré-selecção de empresas.

0 comentários:

A não perder:

Encontre facilmente o procura no seu Vencer na Bolsa - (digite a(s) palavra(s) chave):

O nosso banner (120x60):

Vencer na bolsa - Aprenda a investir e a vencer na bolsa como um profissional

Parceiro VIP:


Utilnet = Utilidades, dicas e truques, vídeos, video-aulas, fotos, programas grátis, downloads, celular,  widgets, antivírus, etc.

"Selos"