Encontre facilmente o procura no Vencer na Bolsa - digite palavra(s) chave(s):





A personalidade das acções

|

É mais fácil conhecer as acções se as dividirmos em vários tipos.
Poderá dividi-las conforme os seus critérios, por exemplo classificamos os títulos assim:

«Acções-refúgio»
Parece impossível, mas acontece: num mercado em forte queda, enquanto todos parecem fugir e outros contam histórias de terror, é normal que 10% dos títulos continuem a subir como se ignorassem tudo e todos. São as acções-refúgio que, na prática, só com métodos automatizados conseguimos determinar, dado que existem milhares de títulos disponíveis.

Acções «Patinho-feio»
Algumas empresas, embora com bons relatório de contas, subidas fortes nas vendas, uma boa gestão com iniciativa, enquadradas num sector em crescente procura, detentoras de produtos em forma de monopólio, são ignoradas pelos investidores. Muitas são empresas menores em dimensão, menos conhecidas, outras até marcam presença mundial, mas as modas de Wall Street estão orientadas para outro lado. Há investidores mais pacientes que dedicam tempo a analisar estas empresas e investem a médio e longo prazo nelas.

Isto mostra que o estado real das empresas pouco interessa aos especuladores.
A Bolsa é um mercado que funciona com regras próprias e por vezes esquece o mundo exterior. Dado que a Bolsa é um mercado e menos pessoas querem essas acções, elas ficam necessariamente mais baratas porque quem as quer vender tem que ir descendo o preço. Isto acontece até que as empresas sejam notadas, provocando reacções entusiasmadas que podem fazer subidas tremendas.


Acções «Bungee jumper»
Em casos muito específicos, não relacionados com a subida ou descida geral do mercado, o título desce abruptamente depois que os especuladores, por algum motivo, começam a querer livrar-se das acções. Essa é outra oportunidade, pois por vezes em poucos dias o título pode cair algo como 15%. É nesse momento que fazemos uma análise da situação da empresa. O que lhe aconteceu concretamente? Um processo em tribunal? Maus resultados do trimestre? Foi considerada má por parte de uma grande casa de investimento? Decidiu comprar outra empresa e isso foi mal visto?

Em muitos casos, o fenómeno de uma queda abrupta de 15% é apenas técnico e não traduz efeitos a médio e longo prazo, especialmente num mercado que esteja em saudável subida. Se a empresa tem os seus lucros a crescer, se é inovadora, se tem um bom conselho de administração, a ideia é acompanhar a empresa durante alguns dias e eventualmente comprar.

É normal demorar um mês ou mais a voltar ao preço que estava anteriormente, mas a operação pode valer a pena. Não é certo que atinja o valor que detinha antes da queda, por isso é necessário muito cuidado pensando-se seriamente em vender a qualquer momento, a menos que a estratégia seja de longo prazo.

Resumindo, existe uma distorção exagerada entre a queda abrupta na cotação motivada pelo pânico e um valor mais razoável e lógico aceitável numa situação dessas.

Acções-urso
Há títulos cotados que, após uma queda geral do mercado que dura meses, encontram-se numa oscilação suave sem subir nem descer (em «tendência lateral»). Quando o mercado começa claramente a subir, estes títulos continuam por mais algum tempo a sua hibernação. Isso permite-nos detectá-los a tempo. Poderá ser precisa paciência até que subam, talvez aguardar duas semanas ou até dois meses, mas quando acontece é uma boa operação.

Ahmet Okumus, conhecido por ser capaz de manter lucrativos 90% dos seus negócios na Bolsa, diz: «Geralmente nunca considero comprar um título a menos que esteja 60% ou 70% abaixo do seu valor máximo. Em sete anos que negociei em acções norte-americanas, eu nunca fui dono de acções que tenham feito um novo máximo.» (SCHWAGER, Jack D. - Stock Market Wizards - Interviews with America's Top Stock Traders. Nova Iorque, HarperCollins Publishers, 2003, p. 146;)


Acções clinicamente mortas
Há empresas, em especial antigas e com produtos ou serviços nada inovadores, que se encontram em tendência lateral quase eternamente. Se a cotação não apresenta grandes tendências de subidas e descidas ao longo dos meses e conforme alguma lógica, então é melhor esquecê-las.

Acções-touro
As acções-touro são aquelas que não páram de subir ao longo das semanas quando o mercado se encontra em subida geral. Mas podem ser as primeiras a cair quando o mercado vira, ou as que caem mais rápido, ou as que caem mais. Assim, é preciso saber quando é a altura de sair.

0 comentários:

A não perder:

Encontre facilmente o procura no seu Vencer na Bolsa - (digite a(s) palavra(s) chave):

O nosso banner (120x60):

Vencer na bolsa - Aprenda a investir e a vencer na bolsa como um profissional

Parceiro VIP:


Utilnet = Utilidades, dicas e truques, vídeos, video-aulas, fotos, programas grátis, downloads, celular,  widgets, antivírus, etc.

"Selos"