Encontre facilmente o procura no Vencer na Bolsa - digite palavra(s) chave(s):





Sistemas Mecânicos

|

As formas sistemáticas de análise de acções, a que chamamos métodos, são um conjunto de passos para atingir determinado objectivo, neste caso uma compra ou venda. Os métodos de investimento mecânicos são simplesmente versões informáticas (chamadas «algoritmos») dos nossos métodos que criamos e testamos ao longo do tempo. Os investidores sem conhecimentos especiais de informática contratam programadores ou adquirem uma aplicação comercial onde testam as suas estratégias.

É um conjunto de regras simples que definimos para comprar e para vender, mas inseridas num sistema informático. Só quando essas regras são cumpridas é que agimos. As regras podem incluir dados sobre a situação do mercado, a forma de escolher empresas, cálculos percentuais, etc.Existem três grandes motivos para a existência de sistemas informáticos avançados que nos ajudem a fazer uma análise automatizada:

1. O nosso dia só tem 24 horas e é impossível acompanharmos todos os títulos. Teríamos que fazer milhões de cálculos por dia. Há investidores profissionais que visualizam 10 mil gráficos por dia e, embora possível, a maioria das pessoas não tem tempo para isso, além de que é preciso manter uma disciplina rígida durante longos períodos de tempo. Este é um problema de tempo e de quantidade de processamento.

2. Muitos fenómenos de mercado, por mais que os estudemos, são invisíveis à nossa capacidade de análise. As relações entre fenómenos ou indicadores de mercado são praticamente infinitas e o nosso tempo de vida não nos permite perceber tudo, por mais esforço que façamos. É um problema de capacidade de visão, de ver aquilo que é invisível.

3. As nossas emoções são normais mas distorcem a razão quando tomamos decisões tão frias como as de comprar um determinado título. Um sistema mecânico funciona como um guia que nos ajuda a manter as emoções no lugar em que sejam bem-vindas.

São criados muitos sistemas para acompanhar o mercado diariamente, fornecendo pistas importantes que reduzem a nossa análise de uma lista de milhares de títulos a um grupo de poucos, sendo superior a qualidade final da escolha.

Os sistemas ajudam também a tirar muitas dúvidas sobre o funcionamento dos mercados. Por exemplo, avaliando a utilização dos seus métodos, poderá concluir que existe uma probabilidade forte de ver um título cair quando atinge percentagens que rondam os 7% em determinadas alturas do mercado.

Mas sistemas muito rígidos, que parecem num determinado momento funcionar muito bem, caem no ridículo passados poucas semanas ou meses, porque entretanto outras variáveis que não esperava-mos passam a entrar em funcionamento. O sonho de muitos é criar sistemas informáticos suficientemente inteligentes e adaptativos, que aprendam sozinhos a investir tão bem ou melhor que os humanos.

Note que 99% dos «osciladores» e indicadores clássicos de mercado, acessíveis publicamente, falham, e que 99% dos sistemas mecânicos falham!
Mas poderá acreditar que um sistema seu, desenvolvido e testado com cuidado, ultrapassará muito a performance dos sistemas que encontra na Internet. Além disso, ajudar-lhe-á a extrair dados valiosos sobre o funcionamento do mercado.


Os grandes investidores usam sobretudo a sua experiência mas são ajudados por sistemas mecânicos que desenvolvem para testar as suas ideias. Mas cuidado: pode usar o último grito em inteligência artificial, mas não deixe de fazer uma análise recorrendo aos seus próprios neurónios!

0 comentários:

A não perder:

Encontre facilmente o procura no seu Vencer na Bolsa - (digite a(s) palavra(s) chave):

O nosso banner (120x60):

Vencer na bolsa - Aprenda a investir e a vencer na bolsa como um profissional

Parceiro VIP:


Utilnet = Utilidades, dicas e truques, vídeos, video-aulas, fotos, programas grátis, downloads, celular,  widgets, antivírus, etc.

"Selos"