Poder-se-ia tentar perceber o funcionamento da Bolsa dizendo que uma empresa de gelados teria as suas acções a subir no Verão e a descer no Inverno. Uma petrolífera teria mais vendas no Inverno devido aos gastos de combustível com aquecimento das casas e dos automóveis, por isso as suas acções ficariam mais altas. Uma empresa de aviação comercial transporta mais pessoas no Verão, os livros escolares vendem-se mais em Setembro... Mas esse tipo de factos sazonais pouco interessam à Bolsa, que é um mercado distinto e que funciona com variáveis muito diferentes.
Tratando-se de um mercado, o preço depende da quantidade de pessoas que quer comprar e da quantidade de pessoas que está a pedir para vender. Depende ainda dos valores a que estas pessoas estão dispostas a comprar ou vender. Uma pessoa que queira vender pode necessitar muito de o fazer ou, por outro lado, até pode nem se importar se ninguém quiser comprar as suas acções ao preço que fixou. Pode precisar de converter as suas acções em dinheiro para pagar um carro, ou apenas está a especular o preço para ver se ganha mais.
Quanto à avaliação das empresas, os factos conhecidos são descontados antes de acontecerem. O valor de uma empresa é calculado conforme o seu potencial de lucro futuro.
Isto não quer dizer que as empresas sejam imunes a alterações na legislação dos países, acordos políticos internacionais e outros acontecimentos.
Encontre facilmente o procura no Vencer na Bolsa - digite palavra(s) chave(s):
Um mundo com regras próprias
|
This entry was posted on 15:37
You can follow any responses to this entry through
the RSS 2.0 feed.
You can leave a response,
or trackback from your own site.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário