Encontre facilmente o procura no Vencer na Bolsa - digite palavra(s) chave(s):





O optimismo cega

|

Ulisses Pereira - Caldeirão de Bolsa

O optimismo cega


Um dos grandes problemas de muitos investidores é o seu excesso de optimismo. Eu atrevo-me a dizer que muitos dos investidores têm um touro cego dentro deles. Para os menos familiarizados com estas metáforas dos mercados, recordo que os touros simbolizam os investidores que acreditam nas subidas dos mercados e os ursos defendem as quedas.

"There are two sides to everything. But there is only one side to the stock market, and it is not the bull side or the bear side, but the right side."

Jesse Livermore

Um dos grandes problemas de muitos investidores é o seu excesso de optimismo. Eu atrevo-me a dizer que muitos dos investidores têm um touro cego dentro deles. Para os menos familiarizados com estas metáforas dos mercados, recordo que os touros simbolizam os investidores que acreditam nas subidas dos mercados e os ursos defendem as quedas.

Será você um touro completamente irredutível e cego? Quantas vezes, ao longo da sua vida de investidor, ignorou claros sinais de fraqueza dos mercados e manteve um optimismo completamente despropositado? Quantas vezes ouviu ou leu opiniões pessimistas sobre o mercado e o primeiro pensamento que lhe ocorreu foi "Este tipo está a ser tendencioso"? Quantas vezes, depois de comprar uma acção, fez as contas a quanto poderia vir a ganhar e nem sequer pensou em quanto poderia perder? Quantas vezes, ao ver as suas acções caírem, pensou que continuava certo mas o mercado é que estava errado? Se respondeu "Muitas vezes" a várias destas questões, então é muito provável que seja um touro cego.

Há muito mais investidores deste género do que aqueles que você imagina. É uma tendência dos investidores que lhes costuma causar grandes dissabores. Geralmente, ficam quase hipnotizados pelas acções e - quando elas começam a cair - não querem acreditar que a queda esteja para durar e ficam agarrados às acções, convictos de que o mercado está errado e que rapidamente voltará ao caminho que eles consideram natural e lógico: O caminho das subidas.

Será que os touros cegos não têm cura? Eu acredito que sim. Normalmente, são curados através de uma sucessão de perdas que os fazem abrir os olhos mas, infelizmente, a maior parte das vezes as feridas (leia-se "perdas") já são tantas que a cura já não o salva de um triste fim (leia-se "perder tudo"). Contudo, acho que há algumas coisas que um touro cego pode fazer de forma a tentar modificar-se e tornar-se um investidor racional:

- Ler opiniões negativas: Ler opiniões negativas em relação ao mercado é essencial para que se consiga aperceber dos argumentos contrários aos seus. Mas não basta ler. É imperioso que se consiga evitar a tentação de olhar de soslaio para as opiniões que são opostas às suas. Obviamente que podem discordar e até é natural que isso aconteça, mas quando começar a disparar frases como "O que ele quer é que as acções caiam para ele comprar" em vez de apresentar contra-argumentos, é sinal que ainda não está a ler as opiniões contrárias às suas da forma que lhe permitirá evoluir.

- Inverter os gráficos: Colocar os gráficos de " cabeça para baixo" antes de os analisar pode parecer ridículo, mas acreditem que é um método capaz de o fazer tirar conclusões surpreendentes. Os touros cegos olham para um gráfico e chegam sempre à conclusão que o caminho é de subida. No fundo, quase que se torna um pensamento viciado que termina sempre com os seus olhos direccionados para o topo do gráfico como que imaginando as cotações a dirigirem-se para lá. Ao inverter-se o gráfico, um touro cego está tão rotinado a apontar o caminho das subidas que será tentado a fazer o mesmo no gráfico. E, nessa altura, perceberá que afinal o sentido do mercado é mais incerto do que lhe parecia.

- Estabelecer um cenário que o deixaria pessimista: Ao criar este género de cenários o touro cego está não só a comprometer a sua opinião futura mas também a fazer uma avaliação no presente quanto às coisas que podem correr mal no mercado. Muitas das vezes, os touros cegos repetem, incessantemente, os seus argumentos sem se darem ao trabalho de os colocar em causa ou de verificar se eles têm condições para se manterem válidos, pelo que é muito importante que eles definam o que os fará mudar de opinião. Mesmo que haja uma probabilidade muito grande de que, caso esse hipotético cenário se verifique, os touros cegos arranjem uma qualquer desculpa para manterem a sua opinião optimista...

- Ter a possibilidade de ganhar dinheiro com as quedas: Uma das razões mais fortes para que a maioria dos investidores sejam touros cegos prende-se com o facto deles só saberem negociar acções, o que apenas lhes permite ganhar dinheiro com as subidas. Contudo, hoje em dia é tão fácil ter acesso a outros instrumentos financeiros que permitem ganhar dinheiro com as quedas que ficar limitado às acções torna-se demasiado redutor. Futuros, "warrant`s" e "CFD`s" são apenas alguns exemplos de instrumentos financeiros que permitem aos investidores ganharem dinheiro com as quedas. Quando um investidor deixa de poder apenas lucrar com as subidas, podendo também ganhar dinheiro com as quedas, torna-se menos tendencioso na forma como olha para o mercado, pois perspectivar quedas deixa de ser um entrave a ganhar dinheiro.

Não se pense, porém, que só os touros são cegos. Há ursos cegos e acreditem que conseguem ser ainda mais arrogantes e teimosos que os touros cegos. Tal deve-se ao facto de estarem em minoria e terem que suportar a pressão esmagadora da massa de touros cegos que fazem ouvir os seus argumentos vociferando bem alto. Mas, na prática, as probabilidades de um urso cego perder dinheiro são tão grandes como as de um touro cego perder dinheiro, ou seja, são elevadíssimas!

Touros e ursos têm hipóteses de ganhar dinheiro no mercado, desde que não fechem os olhos à realidade e assumam que podem estar enganados. Porque nos mercados não há verdades absolutas. E, se se sentir um camaleão ao despir o fato de urso e vestir o de touro diversas vezes, não se preocupe. Provavelmente, já está despido de preconceitos e capaz de ter sucesso nesta selva dos mercados financeiros.

Fonte deste artigo: http://www.jornaldenegocios.pt/default.asp?Session=&CpContentId=313828

0 comentários:

A não perder:

Encontre facilmente o procura no seu Vencer na Bolsa - (digite a(s) palavra(s) chave):

O nosso banner (120x60):

Vencer na bolsa - Aprenda a investir e a vencer na bolsa como um profissional

Parceiro VIP:


Utilnet = Utilidades, dicas e truques, vídeos, video-aulas, fotos, programas grátis, downloads, celular,  widgets, antivírus, etc.

"Selos"