Encontre facilmente o procura no Vencer na Bolsa - digite palavra(s) chave(s):





Cuidados com a Internet e a Comunicação Social

|

Dependendo das práticas de fiscalização de cada país, alguns gestores de grandes fundos por vezes conseguem comprar acções para a sua carteira de investimento pessoal antes que o façam em favor dos seus clientes institucionais, beneficiando da subida originada pela compra posterior de grandes quantidades de títulos. Ou, como se costuma dizer, a melhor maneira de prever o futuro é sermos nós a fazê-lo.

Imediatamente a seguir lançam grandes campanhas na web e nos media para convencerem os restantes investidores a comprar, ou seja, a fazerem subir o valor das acções. Parte do processo é lançar «recomendações» de compra ao público. Nos EUA, o poder dos media é arrasador neste aspecto. Os autores dessa campanha inicial fazem assim escoar a oferta e subir o preço, promovendo ao mesmo tempo a ideia de que as pessoas devem pensar a longo prazo retendo os títulos durante anos seguidos, de forma a «apertar» o mercado o máximo possível, criando uma escassez relativa ao nível do mercado que mantém as cotações no alto. É também uma forma de criar um ambiente mais calmo para desenvolverem todo este esquema. Se a grande massa de investidores ingénuos e inexperientes tiver um comportamento mais previsível, comprando e ficando quietos, tanto melhor. Um estudo interessante seria descobrir se um investidor que «pensa a longo prazo» não estará muito mais predisposto a comprar um volume bastante superior de acções.

Logo após esta fase, os títulos que estão na carteira pessoal do gestor são vendidos para obter mais-valias, seguindo-se o mais previsível: o grande lote de acções dos clientes institucionais é vendido, fazendo o preço cair inesperadamente e apanhando de surpresa os investidores que acreditavam num investimento de longo prazo. A esses é dito que devem continuar a esperar porque a empresa é boa e que o dinheiro ganha-se no «longo prazo».

Mas, embora aparentemente o investidor individual esteja no «fim da linha» e o tabuleiro do jogo tenha sido desenhado e montado pelos grandes, os grandes operadores do mercado são previsíveis e não conseguem de forma nenhuma ter a agilidade e rapidez de acção de um pequeno investidor. Existem muitas regulamentações, regras e limitações a que os grandes gestores estão sujeitos, impedindo-os de ter as vantagens do pequeno investidor.

Sabendo como funciona o sistema, você saberá evitar as armadilhas. Mais do que isso, poderá aproveitar a acção dos grandes investidores para beneficiar a sua carteira. Para compreender este fenómeno na prática basta criar um endereço de correio electrónico e subscrever recomendações sensacionalistas na web, analisando o que acontece à cotação tendo em conta o dia e hora em que o e-mail com a recomendação foi enviado.

0 comentários:

A não perder:

Encontre facilmente o procura no seu Vencer na Bolsa - (digite a(s) palavra(s) chave):

O nosso banner (120x60):

Vencer na bolsa - Aprenda a investir e a vencer na bolsa como um profissional

Parceiro VIP:


Utilnet = Utilidades, dicas e truques, vídeos, video-aulas, fotos, programas grátis, downloads, celular,  widgets, antivírus, etc.

"Selos"