Encontre facilmente o procura no Vencer na Bolsa - digite palavra(s) chave(s):





A Ganância

|

É tão fácil ser ganancioso quando entramos no mundo do "investir". Perspectivamos ganhos rápidos, a compra do novo/último modelo da BMW, a compra de uma casa nova e luxuosa, a viagem de lua de mel que não se fez, os lugares mais deslumbrantes para visitarmos, em suma, perspectivamos que a realização dos nossos sonhos é possivel. E não digo que não seja, mas não se ganha nada... do nada.


Assim, deixar que estas perspectivas futuras nos controlem as decisões de investimento faz de nós gananciosos... e ruinosos. Na ganância queremos mais do que os mercados nos podem oferecer e vamos para além das nossas capacidades financeiras até. O querer mais não é mau de todo, mas querer sem ter um método de negociação eficaz e adaptado a cada um e uma boa dose de disciplina para o colocar em prática é, no meu entender, o caminho adequado para que qualquer carreira/hobby ligada aos mercados acabe muito rapidamente.

Muitas vezes a ganância faz-nos procurar ganhos avultados num determinado "trade", talvez para ganhar/lucrar aquilo que não se conseguiu até esse momento mas sem um método é completamente descabida essa estratégia e ainda por cima tendo como base a ganância. Se negociamos com método, isso também pode acontecer depois de não respeitarmos as nossas regras. Exageramos nos nossas decisões e queremos ganhar à força. Depois da ganância vêm os "ses" e os "ses" significam "desejo"; "esperança"; "esperar que aconteça algo que nós queremos", mas mais uma vez será o mercado que nos lembrará que é ele que manda.

Deste modo, deixamos de ser "traders" activos e passamos a passivos... à espera que... e ficamos "paralisados" à espera que aconteça aquilo que nos vai alegrar, mas... As regras são para se seguir e ao não as seguirmos, as repercussões financeiras (e psicológicas tb) são bastante graves. Por isso, devem pensar bem antes de avançar para um método e disciplina pois devem trabalhá-lo o melhor possível para poder ser seguido, do princípio ao fim... as consequências da não disciplina são grandes. É normal errar e se não se tem método isso acontece várias vezes. Mas saibam que os grandes erros são cometidos quando as regras/método são "violadas" pelo "trader" devido às respostas comportamentais futuras no sentido de negar, resolver, distanciar-se dos erros cometidos passados sendo estas respostas variáveis de pessoa para pessoa. Hoje posso dizer que também erro e que não ganho sempre mas sou capaz de negociar qualquer título desde que esteja dentro do método que defini para mim... a disciplina para o colocar na prática tem de ter uma dose q.b. que também me esforçarei sempre para o concretizar no futuro.

Entendam que assumir as perdas, tal como os ganhos, não é uma tarefa fácil e ao realizarmos essa parte do nosso "investir" estamos a "jogar" com algo que podemos não conhecer... nós próprios. Não ponham dúvida que se assumirem esse caminho assumem uma mudança de vocês próprios, da vossa estrutura psicólogica/mental e enquanto investidores. Para isso, todos necessitam de um método/estratégia e de disciplina e deve entender que o mercado é que tem sempre razão e não adianta negociarmos contra a tendência que o mercado nos "oferece". Podemos negociar dessa forma mas que a mesma faça parte de uma estratégia com princípio, meio e fim... para o bem e para o mal.

Assim, devemos libertarmo-nos de uma estrutura mental rígida e não ficar fechados numa determinada opinião sobre o sentido do mercado ou de um título e não conseguirmos admitir que podemos estar errados. Devemos compreender que todo o investidor de sucesso admite que tanto pode estar certo como errado. Por outro lado, se recusamos reconhecer que estamos errados o próprio mercado lembra-nos desse facto, mas da pior maneira. Mas se mesmo assim negamos estar errados e "deitamos" as culpas para o mercado ou para outro qualquer factor (corretoras, bancos, notícias, "insiders", "tubarões"...) que não nós próprios isto levar-nos-à a um estado ilusório inadequado para quem quer obter sucesso nos seus investimentos. Se continuarmos neste padrão de comportamento irá ser muito difícil atingirmos o sucesso, se não mesmo impossível. Para obtermos o sucesso temos de fazer um trabalho que nos encaminhe para sermos honestos com nós próprios pois só nós somos responsáveis pelos nossos resultados. Quanto menos ilusões explicativas do insucesso tivermos mais claro fica para nós o que se passa, realmente, nos mercados e dentro de nós também. É tudo uma questão de hábito. E como os maus hábitos são aprendidos e integrados no nosso "investir", os bons hábitos também o podem ser. Mas requer tempo e esforço/trabalho. Ninguém gosta de assumir os seus próprios erros e ninguém gosta de estar errado. Somos punidos por estarmos errados desde muito pequenos e somos "dirigidos" para o fazer bem... o contrário é sinónimo de vergonha, de incapacidade. Desde pequenos aprendemos que é proibido errar e se alguma vez isso acontece (claro, muitas vezes como é normal) tratamos logo de o esconder dos outros.

Já Thorndike nos referia as bases de uma aprendizagem: ensaio e erro. Pode ser só uma teoria ou algo patético para alguns... muito básico para outros. Mas nós, seres inteligentes que somos contraríamos essas leis pensando que já nascemos ensinados e que sabemos tudo. E são, exactamente, estes dois postulados básicos que se referem à experiência necessária para uma boa aprendizagem que nos pode levar a ter sucesso. Se não confrontamos os nossos erros iremos repeti-los indefinidamente até se tornarem nos nossos hábitos de comportamento, que por sinal é algo que tentamos evitar ao longo do tempo... ter maus hábitos.

Bons negócios.

EnglishMan

Fonte: AB

0 comentários:

A não perder:

Encontre facilmente o procura no seu Vencer na Bolsa - (digite a(s) palavra(s) chave):

O nosso banner (120x60):

Vencer na bolsa - Aprenda a investir e a vencer na bolsa como um profissional

Parceiro VIP:


Utilnet = Utilidades, dicas e truques, vídeos, video-aulas, fotos, programas grátis, downloads, celular,  widgets, antivírus, etc.

"Selos"