Encontre facilmente o procura no Vencer na Bolsa - digite palavra(s) chave(s):





Perfeccionismo: Inimigo n.º1

|

O perfeccionismo pode ser de grande ajuda para a maioria das pessoas e bastante útil em muitas profissões, no entanto pode ser fatal para os investidores. Os perfeccionistas da Bolsa tentam sempre encontrar o que costumam chamar de "Santo Graal" da negociação, "O Mais que Tudo" que lhes vai encher a carteira de dinheiro... Fica este pequeno texto que espero seja útil para a vossa reflexão.

... e então passam o tempo todo a procurar essa forma de negociação saltando de regras em regras, de sistemas para outros sistemas percebidos como melhores e mais completos que os anteriores... em suma, à procura de uma maneira que lhes faça sentir que têm sempre razão. A análise técnica não funciona, a análise fundamental também não! Porquê? Porque são processos que não vão de encontro à sua razão. Afirmam para si: "-Foi agora que o descobri. É este indicador, é este site, é este fórum, é este analista, é este serviço." E continua: "- Mas espera aí que há aqui qualquer coisa que não está bem. Nem tudo o que dizem aqui resulta e para além disso, aquilo que tenho seguido tem-me feito perder dinheiro. Como pode acontecer isto? (no caso de pagar serviço... como posso estar a pagar tal?) Deve haver algo de errado nisto. Mas diziam tão bem deste site/fórum/serviço/analista/guru... não estou satisfeito. Vou continuar a procurar algo bom, mesmo bom, porque existe. Vou tentar encontrar o sistema, o serviço, um novo analista para que eu possa só ter ganhos absolutos porque não pode ser ter perdas." Este pequeno texto mostra o perfeccionismo em acção. Este tipo de comportamento irracional e a crença do "mais que tudo" da Bolsa acaba por "armadilhar" e desmotivar qualquer investidor para além de tirar todo o prazer que se tem em negociar os mercados. Esta forma de estar leva a uma baixa de actividade enquanto investidor pois esta forma de estar empobrece a energia psíquica e física e tudo isto apenas por uma razão e que é a base deste comportamento: o medo de falhar. Em casos extremos, de doença física e mental, pode-se mesmo recorrer à ajuda de fármacos, alcoól ou substâncias ilícitas, bem como outras dependências com o objectivo de amenizar/suavizar a dor que se sente ao se perceber e se sentir a dor assombrosa e esmagadora da falha, do erro, da perda.

Com uma história de vida talvez percebam melhor o que quero dizer: Um amigo meu viveu a sua infância com os pais gravemente doentes e ele acreditava cegamente que se fosse perfeito na escola conseguindo excelentes notas, ser o melhor na música e no desporto e nas suas várias actividades diárias acabaria por fazer os pais sentirem-se melhores e ficarem bons. Assim, iniciou uma vida de tentar ser o melhor em tudo. Não tinha vida social e apenas se concentrava no que tinha de fazer para ser perfeito. Era o filho que todos os pais queriam ter. Já na sua adolescência os pais faleceram devido à gravidade da doença que os afectava e que nunca deixou de piorar. Após a morte dos pais o sentimento de que não tinha sido perfeito o suficiente para evitar o sucedido aumentou e a partir daí a sua insistência na busca da perfeição continuou. Excluído completamente da vida pessoal e social, estudou e estudou para mostrar aos seus pais (já falecidos) que era perfeito e que eles deviam sentir-se orgulhosos dele. Esta busca da perfeição culminou com dois doutoramentos tirados nas melhores universidades. No entanto, achava que devia continuar a estudar para conseguir mais graduações. Apesar de ser um comportamento relativamente comum, por querermos ser reconhecidos como melhores pelos nossos significativos, não é ridículo acontecer tal? Mesmo depois de os pais terem falecido continuar a tentar obter a aprovação e reconhecimento deles tentando mostrar o quanto brilhantes somos? Alguns anos mais tarde este amigo adoeceu também e deparou-se com a situação de vulnerabilidade e que não era tão perfeito como pensava e chegou à conclusão que por mais que tentasse ser e por mais treino que fizesse nunca atingiria tal. Ele não conseguiria... nem nenhum de nós consegue! Por isso, está na altura de "partir o copo" e liberte-se deste "demónio" da perfeição e aceite que é imperfeito e que tem apenas alguns pontos fortes/positivos e que os pode usar para tirar um melhor partido da vida. Escolha concentrar-se nos seus pontos fortes em detrimento dos negativos.

E perguntam: O que terá isto a ver com a negociação em Bolsa?

Isto é o que acontece com os perfeccionistas, os investidores perfeccionistas. O perfeccionismo não nasce connosco, mas é ensinado e adquirido. Somos ensinados desde a mais tenra idade na filosofia da exigência dos nossos pais, de ter de ser o melhor para que ganhemos a sua aprovação e também o reconhecimento dos outros. Infelizmente, esta filosofia é bastante negativa pois "constrói" uma crença de que a perfeição é necessária para se ser aceite pelos outros. Na realidade, a aceitação dos outros não pode ser adquirida através do "Ser melhor", "Ter melhor desempenho", ou de quaisquer outro factor externo. A auto-aceitação é a raíz da felicidade e do verdadeiro início de evolução pessoal.

Se tem uma atitude de investidor perfeccionista na Bolsa está a abrir caminho para o fracasso, porque a realidade é que vai experimentar perdas ao longo dos seus investimentos... elas existem e não há volta a dar. Mas se for perfeccionista, as perdas que sofrer vão arrasá-lo como investidor. Para se libertar dessa atitude deve começar a pensar na Bolsa como um jogo de probabilidades... que pode ganhar, e que também pode perder. Se continuar com a atitude de perfeccionista e uma perda ser algo crucial para si (mesmo que seja pequena) então vai estar sempre a transformar perdas insignificantes em perdas enormes e assim por diante formando um "ciclo vicioso" de mais e mais sofrimento com a sua atitude em Bolsa (devido à necessidade de ser perfeito). Negociar na esperança de que aconteça algo, não resulta. O objecto de qualquer investidor de sucesso é a excelência na negociação e não a perfeição. A excelência conquista-se com a consistência de resultados/ganhos e não com um único negócio. Os investidores de sucesso sabem que a Bolsa é uma maratona e não uma corrida de "sprint". Os investidores de sucesso sabem como cortar as perdas rapidamente e deixar correr os negócios ganhadores. Os investidores perfeccionistas fazem, frequentemente, o contrário. Entram no mercado nas alturas erradas, ficam demasiado tempo numa posição que não corresponde às suas expectativas e saem na altura errada. Os perfeccionistas lutam sempre pelo melhor resultado mas nunca lá chegam. Assim, será o mercado a detectar os investidores perfeccionistas e explorá-los dia após dia.

Pense deste modo: o mercado e o nosso melhor professor e o seu crítico mais exigente, por isso tem de ouvir o que ele lhe transmite e aproveite essa oportunidade para aprender sobre si mesmo todos os dias tornando-se mais forte.

Se se identificou com o que foi escrito neste texto, não há problema, pois ainda tem oportunidade para mudar. Faça o que for preciso para reconhecer esta atitude em si e, depois, tente encontrar uma forma de a solucionar.

Abraço.

Fonte: EnglishMan (AB)


0 comentários:

A não perder:

Encontre facilmente o procura no seu Vencer na Bolsa - (digite a(s) palavra(s) chave):

O nosso banner (120x60):

Vencer na bolsa - Aprenda a investir e a vencer na bolsa como um profissional

Parceiro VIP:


Utilnet = Utilidades, dicas e truques, vídeos, video-aulas, fotos, programas grátis, downloads, celular,  widgets, antivírus, etc.

"Selos"