Vou apresentar aqui no vencer na bolsa regras de trading do Ulisses Pereira. São regras que os investidores devem ter sempre em conta.
- Se é um investidor experiente, aproveite para reler.
- Se é um investidor inexperiente, a leitura é obrigatória. Para seu bem, bem do seu dinheiro, siga as regras de trading aqui apresentadas.
Aqui fica a 1ª regra de trading:
Esta regra é uma das mais desrespeitadas pela maioria dos investidores o que, geralmente, acaba por lhes trazer fortes dissabores. Quando as acções, compradas na esperança de aproveitar eventuais futuras subidas, começam a cair, o investidor em vez de reconhecer que errou na sua análise, teima em que o mercado é que está errado e compra ainda mais acções, de forma a baixar o preço médio de aquisição.
No fundo, o investidor acaba por optar pela “fuga em frente”, na esperança de mais facilmente recuperar o dinheiro que está a perder desde que comprou as acções pela primeira vez. O primeiro problema começa pelo facto de estar a investir o dobro do capital inicial, duplicando assim o risco que inicialmente estava a correr. Daí que, embora a percepção inicial do investidor seja a de que, baixando o custo médio, está a diminuir o risco, a verdade é que está a fazer precisamente o contrário.
Outro dos problemas é o facto do investidor estar a menosprezar a força do mercado e a reforçar a ideia de que é mais esperto que ele. Ao assistir à quedas das acções, em vez de considerar a hipótese de ter falhado e de estar do lado errado do mercado, o investidor assume que os restantes investidores é que estão errados e que ele vai provar que está certo, assumindo até o risco de dobrar a sua posição.
É certo que algumas vezes esta estratégia resulta, mas a maioria das vezes ela apenas conduz o teimoso investidor a perdas bem elevadas, numa tentativa de rumar contra a corrente forte que dá pelo nome de “mercado”.
Autor :
Ulisses Pereira
Fonte do texto e imagem: Jornal de negócios online.
0 comentários:
Enviar um comentário